Uerj sediará Conferência Estadual reunindo temas como Ciência, Tecnologia, Inovação, Meio Ambiente, Gestão Pública, Saúde e Educação, com lançamento de dossiê da plataforma Conecta.RJ

Como parte da construção da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, a Uerj sediará, nos dias 02 e 03 de abril, a 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento, que será realizado no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI-RJ), juntamente à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Aberto ao público e com uma rica agenda, as inscrições serão feitas no local e será emitido certificado de participação. A Conferência abordará temas atuais e desafiadores, como as tecnologias aplicadas à saúde, meio ambiente, desenvolvimento social e cidades. E a plataforma Conecta.RJ irá participar desse movimento com a mesa redonda “CONECTA: o Papel da Ciência e da Tecnologia no Desenvolvimento das Cidades”, que acontecerá no dia 02 de abril, às 13h30min.

O objetivo desta mesa é reunir gestores, representantes da sociedade civil organizada, bem como a comunidade acadêmica para apresentar e lançar o dossiê: “Mapa dos desafios e oportunidades para a gestão municipal: uma agenda de melhorias para as políticas públicas nas cidades”, que reúne um diagnóstico construído com a participação de mais de 600 gestores de todas as regiões administrativas do Estado. Além da apresentação do dossiê, a plataforma, lançada em 2023 na versão beta, será relançada em uma versão mais atualizada, onde estarão incluídos mais 50 projetos, e os projetos que já estavam reunidos na plataforma terão agora também mais facilidades de acesso aos conteúdos.

Outra excelente oportunidade de se conectar às boas ideias, neste mesmo dia 02 de abril, mas pela manhã (de 11h às 12h30min), será o TED Talk “Ciência e Tecnologia Aplicada à Saúde: Temas desafiadores”.  Neste conjunto de conversas rápidas, serão abordados os temas “Tecnologia e Ciência em Hospital Universitário da Uerj”, com o professor Ronaldo Damião, Pró-Reitor de Saúde da Uerj; “Transplante: novas fronteiras da ciência”, com o Dr. Alexandre Cauduro, Diretor da Central Estadual de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro; “Genética: pavimentando caminhos para tratamentos revolucionários e personalizados”, com a professora Raquel Boy, que coordena o Ambulatório de Genética Médica do Hupe-Uerj; “Saúde Digital”, com a professora Alexandra Monteiro, Assessora da PR5/Uerj e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde; e fechando com “Obesidade; o desafio do século”, com o professor Luiz Guilherme Kraemer de Aguiar, professor de Endocrinologia e coordenador do Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob) do Hupe/Uerj.

Ressaltando o agradecimento à SECTI-RJ pelo convite para compor a Conferência Estadual, e também à FAPERJ, a apoiadora dos seminários, da plataforma e do dossiê, a professora Tatiane Alves, Coordenadora da plataforma Conecta.RJ e Assessora da PR5/Uerj, dimensionou a importância de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido: “É muito gratificante poder participar da construção coletiva de políticas públicas para segmentos tão importantes de nossa sociedade e ver o quanto nossa Universidade, através dessa plataforma e das parcerias, consultorias, assessorias e prestação de serviços construídos, pode contribuir para o fortalecimento dessas cidades, levando mais qualidade de vida aos seus cidadãos”, destacou a professora.

A Uerj segue firme no objetivo de conhecer as dificuldades locais dos municípios e convertê-las em boas ideias e parcerias, assim ampliando oportunidades de integração entre a Universidade e os municípios do interior do Rio de Janeiro, e levando suas expertises e conhecimento para todo o estado.