Simpósio traz reflexão sobre TEA na Universidade

Nos dias 12 e 13 de abril, foi realizado, no auditório 91, 9° andar do bloco F, e na Capela Ecumênica, ambos no campus Maracanã da Uerj, o I Simpósio Interdisciplinar Sobre Transtorno do Espectro Autista da Uerj (SITEA).

Na sua mesa de abertura, contou com a presença da Reitora, professora Gulnar Azevedo; do Vice-Reitor, professor Bruno Deusdará e da Pró-Reitora de Extensão, professora Ana Santiago.

Em um ambiente extremamente rico de conhecimentos e trocas, foram apresentados diálogos, práticas e vivências existentes no âmbito da comunidade uerjiana relativas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que perpassam as atuações no ensino, pesquisa e extensão universitária.

A iniciativa foi coordenada pela professora Lívia Fajin, da Faculdade de Enfermagem, e pelo servidor Tiago Ragauskas, que também é enfermeiro; e o simpósio contou com vários outros parceiros institucionais de todas as categorias funcionais de distintas unidades da Universidade. O professor Alexandre Bello esteve representando a Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj).

As atividades foram entremeadas por momentos de apresentações artísticas e demais expressões culturais. Na parte da tarde da sexta-feira, 12/04, o professor Alexandre Bello fez uma palestra, com direito à apresentação de seu filho, Gabriel, dançando e cantando Michael Jackson. Um momento de alegria, acolhimento e de lembrar que o autismo é parte do mundo, não um mundo à parte.

A Uerj segue apoiando a inclusão social e promovendo a saúde das pessoas com TEA, produzindo e disseminando conhecimento.