PR5/Uerj marca presença na inauguração do primeiro Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista

Estamos no mês de conscientização ao autismo e, na manhã desta sexta-feira, 05/04, com a presença de diversas autoridades estaduais, foi inaugurado o primeiro Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CedTEA) do Rio de Janeiro, que vai funcionar na Gávea, Zona Sul da capital.

O CedTEA irá atuar no diagnóstico precoce e diferenciado de pacientes com autismo, especialmente crianças e adolescentes. O Centro contará com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, pediatra e neuropediatra.

O professor Alexandre Bello, representando a Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj), esteve presente nesta inauguração e aqui nos lembra a expertise que a Uerj já construiu nesta área, sobretudo através do Programa Multidisciplinar de Acolhimento aos Pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEAcolhe), que conta também, entre os seus cuidados, com Serviços Assistidos por Animais, no acolhimento aos autistas. “Podemos sim agregar todo o conhecimento da Universidade em ensino, pesquisa, extensão, prestação de serviços nesta área. Colocamos nossa expertise à disposição deste novo e tão necessário Centro Estadual, e temos todo o potencial para fortalecermos parcerias já existentes e criarmos outras”, ressaltou Alexandre Bello.