Criada em 2023 pela PR5/Uerj, Comissão de Saúde Mental se reúne na Reitoria para retomada de ações

Uma mobilização de diversos profissionais e setores universitários, com a informação circulando com precisão e profissionais alinhados e reunidos em um só objetivo: salvar vidas.

Acreditando firmemente neste propósito, a Pró-Reitoria de Saúde (PR5) da Uerj, com a presença de sua Reitora, professora Gulnar Azevedo, realizou na última quinta-feira, 04/04/24, uma reunião de retomada de ações da Comissão de Saúde Mental – para relembrar tudo o que já foi feito e articulado antes por esta comissão, e traçar planos para que esse conjunto de ações possa ter ampliação e desenvolvimento.

Desde a gestão anterior, a PR5/Uerj vem realizando reuniões e integrando diversos setores e profissionais no intuito de criar uma cultura de informação e cuidados que efetivem mais saúde mental para profissionais e estudantes, incluídas neste contexto ações de prevenção de suicídios nos campus da Uerj. E, também, criar protocolos sobre como agir no caso de, infelizmente, haver algum.

Neste sentido, então em 2023 foi criada uma Comissão de Saúde Mental, reunida no campo de tratativas e ações da PR5/Uerj. No andamento do trabalho desta comissão, vários encontros foram acontecendo, e identificados e chamados diversos setores; inclusive sendo integrados profissionais da linha de frente, como seguranças.

Representantes de diversos setores da Uerj participaram da reunião de retomada, na última quinta-feira. Em suma, foi um momento de identificar e valorizar tudo o que já foi feito, otimizar o número de integrantes, hoje muito elevado, assim criando uma comissão permanente, e planejar futuras ações dentro do escopo de atuação desta nova gestão da PR5/Uerj.

Foi planejada, também, a realização de um Fórum no contexto universitário sobre o tema, além de novas reuniões para o fortalecimento de todo o cuidado que envolve a saúde mental.

*Nas fotos, no auditório da Reitoria da Uerj, vemos, à mesa, a Reitora, Gulnar Azevedo, ao lado do médico Marcos Junqueira do Lago, e da enfermeira Renata Maciel, ambos assessores da PR5/Uerj; que segue atuando na força da multidisciplinaridade como caminho para preservar vidas.