Conferência Estadual na Uerj reúne diversos temas alinhando ciência à tecnologia

A Pró-Reitoria de Saúde esteve presente na 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia

Um dia para valorizar parcerias estratégicas, falar da importância de mulheres na ciência, valorizar a saúde pública e estimular a criação de campos inovadores. Nesta terça-feira, 02/04, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com a presença de sua Reitora, a professora Gulnar Azevedo, e da Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), professora Eliete Bouskela, sediou a 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia.

O evento reuniu diversas autoridades universitárias, pesquisadores e gestores, nos âmbitos estadual e federal, representantes da sociedade civil organizada, bem como a comunidade acadêmica. Foram convidados para a Conferência membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário, das esferas federal e estadual, contemplando também o setor empresarial, a juventude da sociedade civil, mulheres e entre outros.

Realizada no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, o evento possibilitou ao público presente uma manhã e tarde para refletir e atualizar conhecimentos sobre temas atuais e desafiadores, como as tecnologias aplicadas à saúde, meio ambiente, gestão pública, desenvolvimento social e cidades. Houve também o lançamento de dossiê da plataforma Conecta.RJ, trazendo as ações, experiências e conhecimentos gerados por meio desta plataforma.

A Conferência Estadual, parte da construção da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, foi promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI-RJ), juntamente à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O presidente da FAPERJ, professor Jerson Lima, e o secretário da SECTI-RJ, Dr. Mauro Azevedo, também estiveram presentes.
Na parte da tarde, houve o TED Talk “Ciência e Tecnologia Aplicada à Saúde: Temas desafiadores”, um conjunto de conversas rápidas que teve a participação de integrantes da Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj). A professora Alexandra Monteiro, Assessora da PR5/Uerj, Coordenadora do Telessaúde/Uerj e Hupe Digital, e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, falou sobre “Saúde Digital”, e ressaltou a tecnologia como um meio para inclusão, para o letramento digital e transformação de processos; levando mais qualidade de vida para a população.

Concluindo a Mesa de Saúde, o Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, apresentou avanços tecnológicos, científicos e desenvolvimentos em recursos humanos no Hupe/Uerj, além dos caminhos para que toda a alta complexidade e estrutura hoje construída continue a chegar, de forma cada vez mais ampla, à população. Suas palavras ressaltaram uma valorização de tudo já conquistado pelo hospital universitário, a importância das parcerias nesta construção, e quais os caminhos para, progressivamente, o Hupe/Uerj produzir ciência com qualidade.