Após um ano, Centro de Teleconsulta do Hupe Digital segue agilizando diagnósticos e facilitando atendimentos

Neste primeiro ano de funcionamento já foram atendidos cerca de 7.000 pacientes

Otimização de tempo, custos menores, segurança de dados, prestação de serviço mais assertiva, laudos médicos mais ágeis. Esses são apenas alguns dos benefícios da Teleconsulta, que é uma modalidade de Telemedicina. A prática fundamenta-se no uso da tecnologia como ferramenta para o benefício do diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente. Com qualidade e segurança.

Acompanhando essa tendência, em fevereiro de 2023, o Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe/Uerj), dando importante passo em seu processo de inovação, inaugurou seu sistema de Teleconsulta. O Centro de Teleconsulta do Hupe Digital foi o primeiro serviço de telemedicina vinculado ao SUS, após a promulgação da Lei nº14.510 de 27/12/22, que regulamenta esta prática.

Lembrando que, há mais de vinte anos, o Hupe/Uerj vem percorrendo um processo de transformação digital e modernização, a professora Alexandra Monteiro, Coordenadora do Telessaúde Uerj e do Hupe Digital, e também Assessora da Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj), nos fala sobre os bons resultados que vêm sendo obtidos: “A implementação do programa de teleconsultas da Uerj vem reduzindo as filas, o absenteísmo nas consultas pré-agendadas pela oportunidade do atendimento pela internet contribuindo, também, para a redução de custos e o deslocamento dos pacientes, ampliando o acesso aos serviços clínicos e hospitalares. Este modelo vem sendo referência nos níveis municipal, estadual e federal”, ressalta Alexandra Monteiro.

Ao longo deste primeiro ano de atuação, o sistema virtual de consultas do Hupe/Uerj foi destaque nas edições de muitos canais de mídia. Diversos veículos do país colocaram como pauta o pioneirismo do Hupe, sob diversas reportagens. E destaque em muitos canais de nossa Universidade também. Por exemplo, nesta quinta-feira, 28/03/24, o Portal Comunica Uerj publicou matéria sobre o pioneirismo e inovação trazidos pelo Sistema de Teleconsulta do Hupe/Uerj.

Fortalecido pela experiência e trajetória de mais de duas décadas do Telessaúde Uerj, o Hupe Digital segue um trabalho permanente e orientado pela missão de disponibilizar uma medicina cada vez mais universal e qualificada.

As consultas, avaliações de diagnóstico e prescrições são feitas por meio do aplicativo gratuito Teleassistência Uerj https://play.google.com/store/apps/details?id=br.uerj.teleassistencia ou site do projeto hupedigital.hupe.uerj.br, obedecendo aos critérios clínicos e com a devida concordância do paciente.