Curso no Hupe/Uerj traz inovações sobre hemodinâmica

Na manhã desta sexta-feira, 15/03/24, foi realizada Aula Magna de abertura da 15ª edição do Curso Anual de Hemodinâmica e Intervenções Percutâneas do Hupe/Uerj.

A abertura do curso foi realizada no auditório do Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM) do Hupe/Uerj, e a mesa de abertura contou com a presença da presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), professora Eliete Bouskela; da Secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dra. Cláudia Mello; do Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião; do Diretor Geral do Hupe, professor Rui Figueiredo; e do Coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hupe/Uerj, professor Esmeralci Ferreira.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, Membro Titular da AMN. O professor Mandarim, que inaugurou o Departamento de Anatomia da Uerj, em 1986, segue atuando como Professor Titular da Uerj (Centro Biomédico). Diversos docentes, profissionais e residentes do Complexo de Saúde da Universidade acompanharam a Aula Magna.

Destinado a médicos, estudantes de medicina, mestrandos, doutorandos e residentes, o curso aborda desde a revisão da anatomia, passando por todos os diagnósticos, as situações clínicas, o potencial da intervenção de hemodinâmica, as interfaces junto da cirurgia cardíaca.

O coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hupe/Uerj, o professor Esmeralci Ferreira, e também um dos coordenadores do curso, ressalta que, ao longo destas 15 edições, sempre foi um grande orgulho a consolidação de uma interface entre o corpo docente e o corpo discente da Uerj. “E neste ano, em especial, enriquecido com esta Aula Magna na abertura do curso, com valiosas participações de autoridades da Uerj e do estado, e Membros das Academias de Medicina do Rio de Janeiro e da Academia Nacional de Medicina. Será um prazer contar com a assistência de nossos profissionais ao longo do ano neste curso que, com tanto cuidado e dedicação, oferecemos ao nosso Complexo de Saúde”, ressaltou.

O curso ocorre sempre às sextas-feiras, de 7h30min às 9h, com carga horária de 63 horas (em dois módulos). As aulas são realizadas no anfiteatro Aarão Benchimol (no Serviço de Cardiologia), no segundo andar do prédio principal do Hupe/Uerj.

Mais informações e inscrições, que permanecem abertas, podem ser obtidas pelo e-mail: hemocardiohupe@gmail.com e telefone: (21)2868-8300.

Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ)