Idealizado pelo Serviço de Cardiologia e apoiado pela Reitoria e Pró-Reitoria de Saúde (PR5) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o evento, no dia 5 de dezembro, celebrará a jornada de 30.000 procedimentos realizados pelo Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). Neste dia, haverá um ciclo de palestras, de 8h30min às 12h, no Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do Hupe.
A marca foi atingida em 22 de novembro, com a realização de um exame de coronariografia. O número celebrado reflete a expertise, parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), aquisição de novas tecnologias e o trabalho multidisciplinar, que integra diversas áreas do hospital universitário.
O evento, intitulado “A importância da Assistência Cardiovascular no SUS – Hemodinâmica Hupe, uma jornada de 30.000 procedimento”, contará com a presença da Reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo e Silva; do Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião; do Diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Uerj), professor Rogério Rufino; do Diretor geral do Hupe, professor Rui Figueiredo; da Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), professora Eliete Bouskela; da Secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dra. Cláudia Mello; do Secretário Adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, professor Nilton Pereira Junior; entre outros convidados.
Os professores de Cardiologia da FCM/Uerj Esmeralci Ferreira (coordenador da Hemodinâmica do Hupe/Uerj); Roberto Esporcatte; Denilson Albuquerque e Cláudio Buarque Benchimol estarão à frente da programação, que abordará os caminhos de construção dos números e objetivos alcançados, os avanços tecnológicos, ampliação e fortalecimento da assistência, potencialidades e contribuições para a prática e ensino, sobretudo no que tange ao cumprimento de uma das missões de um hospital universitário, que é formar recursos humanos qualificados.
“São 30.000 motivos de gratidão aos que tornaram possível essa marca histórica. Mais de 20.000 procedimentos desde o início do Projeto Cardiovascular, parceria com a SES-RJ, em 2018. Resiliência, dedicação, excelência e trabalho em equipe nos movem”, afirma o coordenador da Hemodinâmica do Hupe/Uerj, professor Esmeralci Ferreira. Vale lembrar, o setor é reconhecido como Centro de Treinamento, credenciado pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).
Aos interessados em participar do evento – destinado a médicos, estudantes de medicina, profissionais de outras áreas da saúde, mestrandos, doutorandos e residentes -, ressaltamos que não há necessidade de efetuar inscrição.